Para participação em jogos/campeonatos oficiais das Federações e Associações, o botonista só terá condições de jogo se filiado e com a anuidade paga e registros administrativos devidamente em ordem.
Apresentar-se trajado com decência, e em jogos oficiais, portanto a camisa do Clube que defende e ao qual está filiado.
Manter-se e apresentar-se nos locais de jogos com toda ética e educação que a classe requer, evitando discussões, comentários sobre Clubes e outros botonistas .
Acatar sem nenhuma reclamação ou gestos as determinações do árbitro do jogo em que participar. Tratando-se de erro de direito do árbitro, polidamente o botonista poderá pedir e relatar ao árbitro a situação.
Em nenhuma hipótese ou circunstância qualquer botonista poderá manter discussão acirrada com outro botonista ou outra pessoa no local dos jogos.
É considerada falta gravíssima qualquer botonista se envolver em briga com outro botonista no local dos jogos: entende-se por local dos jogos não só o recinto onde os mesmos são realizados, como também todas as demais dependências do Clube e imediações.
Também é falta grave o botonista se envolver em briga com outro, com outros ou mesmo com estranhos, vestindo a camisa do Clube que defende ou a da própria Federação ou Associação de Futebol de Mesa.
É dever de todo botonista atuar na prática com ética, elegância e honestidade, evitando irritar o adversário com gestos, palavras, " cera " caracterizada ou disfarçada, ou artimanhas próprias dos maus desportistas.
É terminantemente proibido a qualquer botonista fazer comemorações exteriorizadas com palavras ou gestos antiesportivos de seus gols ou de suas boas jogadas, bem como dos erros de seus adversários.
MATÉRIA EXTRAIDA DA REVISTA FUTEBOL DE BOTÃO No. 4,E DO SITE FUTMESA BRASIL.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário