quarta-feira, 14 de novembro de 2012

GUIA DO BRASILEIRO 2012 - FUTMESA 12 TOQUES

QUEM SERÁ O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2012?

Postado em 12/11/12, infelizmente até a data de hoje essas são as informações de momento que temos, podendo assim, um botonista citado não participar deste Brasileiro de última hora, como os não citados, aparecerem no apagar das luzes. Queríamos todos, mais tivemos que retirar os que não confirmaram a participação.
Vamos aqui tentar apontar os favoritos ao título Brasileiro, se gostam de estatísticas ai vai a primeira delas! Em duas edições no Clube Curitibano deu Palmeiras, Quinho em 2001 e Mauro em 2005, e agora repetirá um Palmeirense campeão? (Vê tabela completa dos campeões no final da matéria). Vai ser difícil apontar um favorito, por se tratar de um esporte individual não remunerado, por isso nem todos dispõem de tempo livre para essa prática, precisam trabalhar e muitos tem uma vida social ativa, entenda-se vida Social: Esposa pegando no pé (risos).
Pedimos ajuda à amigos de outros estados para apontarem os seus favoritos, eles deram o ok desde que seus nomes não fossem citados. Vontade concedida, pois nunca revelamos as nossas fontes (risos). Para finalizar esta pesquisa, consideramos também o passado de muitos Campeões, podem está em baixa agora, mais de repente reaparecem, exemplo mais recente é o de Robertinho do Paraná, foi Campeão em 1999, dez anos depois emplacou 3 títulos Brasileiros seguidos. Também pesquisei o Ranking Estadual, que é mais atual e pode sim sair uma surpresa.
Então vamos lá aos favoritos:
Minha primeira aposta já o citei acima, Robertinho do Clube Curitibano/PR, tudo iniciou em 1997 quando foi Campeão Brasileiro Sub-20, dois anos depois venceu na Categoria Adulto. Depois de um jejum de Títulos Nacionais, após 10 anos, ele emplacou 5 títulos seguidos (Três Brasileiros 2009, 2010 e 2011 e duas Copas do Brasil de 2011 e 2012). Dono de uma posse de bola incrível, quase todo ataque termina em chutes mortais à gol, ele chuta também muito bem do meio, caso raro entre os melhores. Na Copa do Mundo deste ano entrou como o grande favorito,  fez uma belíssima campanha, mais infelizmente não deu, caiu na Semi-Final terminando na 3ª colocação, mas não saiu de mãos abanando, conseguiu ser Campeão Mundial de Seleções pelo Brasil. Será que sai o Penta? É pagar pra ver.
O Campeonísimo Quinho do Palmeiras/SP, botonista acostumado as glórias, em qualquer torneio e em qualquer lugar, ele é sempre favorito, um dos mais técnicos que já vi jogar e é acostumado a ganhar, não sente o peso das decisões. Já começou a aparecer no Bi-Brasileiro Sub-15 nos anos de 1998 e 1999 jogando pelo XV de Agosto de Socorro/SP, jogou tanto que pulou a Categoria Sub-20 e sendo Campeão Brasileiro Adulto com apenas 15 anos, e repetiu a dose no ano seguinte. Em 2007 outro título, foi Vice em 2009 perdendo um jogo no detalhe que estava na mão pra Robertinho na Decisão, no total tem nove títulos Brasileiros (4 por Equipes e 3 Individuais Adultos e 2 Sub-15) Três títulos Internacionais, Campeão Mundial Individual em 2009 e Bi-Campeão Mundial de Seleções pelo Brasil em 2009 e 2012. Este com certeza entra na briga para voltar ao topo.
Rogério Nascimento também do Clube Curitibano/PR outro favorito, na Copa do Mundo não foi convocado para a Seleção Brasileira e mostrou o seu valor sendo Campeão Mundial Individual superando nada mais que Robertinho que está no Top Brasil atualmente e Quinho que defendia o título Mundial vencido por ele na Humgria em 2009 entre outros favoritos. Também no currículo já conquistou um Brasileiro em 2006 em Socorro/SP. Chega pra mostrar que o título Mundial conquistado não foi fogo de palha, entra na briga pelo Top. Grande concorrente.
No Rio, Lucas do América é quem dá as cartas. Começou a jogar em 1999, foi campeão Carioca Juvenil em 2003 e 2004 e nos últimos 8 estaduais adultos levou a metade ( 2005, 2006, 2009 e 2011), é o atual líder do Ranking do Rio na categoria Adulto, também tem no currículo o Brasileiro em 2004 e o Torneio Rio-SP em 2005, ambos na categoria Juvenil. Este ano Lucas foi Campeão Mundial com a Seleção Brasileira de Seleções e foi também Vice-Campeão Mundial Individual perdendo para o compatriota Rogério Nascimento. No Brasileiro Adulto, sempre chegando nas primeiras posições, além do Vice-Campeonato Brasileiro de 2011. Que voltar a mostrar o seu valor.
Thiago Penna atleta do Ginástico do Rio de Janeiro, Campeão Brasileiro de Clubes Série Prata deste ano batendo o Santos na Decisão, ainda por equipes, conquistou recentemente o Campeonato Carioca, título inédito para o clube acabando com a hegemonia de Vasco e América que se revezavam pelos títulos. Jovem, mais com jogo de gente grande, cada ataque é perigoso, de 2005 a 2008 a melhor fase com um Bi-Campeonato Carioca Sub-20 (2005 e 2006) e outro Bi no Adulto (2007 e 2008) Além de um Campeonato Brasileiro conquistado em 2008, todos pelo Vasco da Gama. Na Copa do Mundo ficou na 2ª Fase Classificatória restando apenas a disputa da Taça Brasil onde ficou com a Segunda Colocação. Esse pode reaparecer no topo.

Os que podem brigar por título:
Vinicius de Simoni do Círculo Militar/SP. Ali em cima da mesa o cara se transforma, parte pra cima e todo ataque é um perigo, talvez tivesse mais títulos caso não se preocupasse tanto com a organização da mesa que sempre fez parte por ser Diretor Técnico da FPFM, mais esse é outro assunto. Tem 2 títulos de Campeão Brasileiro Sub-15 1997 e Sub-20 1999, sendo o atual Campeão Paulista, por isso ele entra com chances de títulos. No Mundial eliminação na 2ª Fase Classificatória restando apenas a disputa da Taça Brasil e terminando em 4º lugar. Será que agora sai no Adulto? É esperar pra ver!
Farinha também do Círculo Militar/SP foi o Campeão do Ranking Paulista no ano passado, conquistando também o Super Open de São Paulo. Está jogando muito bem e está em ótima forma e já vem a algum tempo mostrando um ótimo jogo e chutes mortais ficando sempre nas primeiras colocações dos Campeonatos Brasileiros Individuais, tá buscando seu primeiro título já faz algum tempo. Em jogos por Equipes, foi campeão pelo Circulo Militar nos anos de 2005, 2006, 2010 e 2011 no Campeonato Paulista. Neste ano o reconhecimento chegou, foi convocado para a Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo sendo Campeão do Mundial de Seleções em Copacabana no Rio de Janeiro. Fiquem de olho.
Galdeano do Corinthians/SP. Dono de um excelente jogo, toca bem a bola e todo ataque resulta em chutes à gol, por isso não é bom despediçar ataques contra ele. Em Brasileiros chegou perto por equipes com os Vice-Campeonato de 2008 pelo Maria Zélia e 2009 jogando pelo próprio Corinthians. Individualmente foi Vice-Campeão Copa do Brasil de 2010. Esse tem chances.

O Palmeirense Michilin, chega forte após uma fraca Copa do Brasil, 5º lugar apenas, esperávamos mais dele, depois foi brilhante na Copa do Mundo, Campeão Mundial de Seleções, e outro 5º lugar no Individual tem outro peso, ai sim é o Michilin que conhecemos. Com dois Brasileiros Individuais no Currículo (1988 Bronze e 1997 Ouro) e quatro por equipes (2007, 2008, 2009 e 2012) vem pra este tentar voltar ao topo. Esse pode chegar lá!
Desde 2009 no IVN - Londrina, Victor Heremann tem um excelente currículo, foi Tri-Campeão Paranaense Interclubes em 2009, 2010 e 2011 e Brasileiro Interclubes em 2011, sendo inclusive o grande Capitão naquela conquista e também o maior pontuador. Individualmente o atleta conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Paranaense ambos no ano de 2008. É mais uma aposta minha. Ele entra com chance de título.
Ednilson/PR IVN Londrina chega com o objetivo de ser Campeão, em 2010 foi Campeão da Copa do Brasil desbancando muita gente boa e querendo provar que pode dar ainda mais, vem agora pra tentar o Brasileiro. Tem uma boa posse de bola, perigoso nos arremates e uma marcação dura, assim sobra poucos espaços para ser atacado. Marque este nome.

Eles podem surpreender, tem bola de feltro pra isso:
 Alessandro Schneider do Caçador/SC, 2012 melhor impossível, mais pode ainda ficar melhor, Primeiramente a equipe caçadorense  sagrou-se Bi-campeão estadual por Equipes.  Schneider se sagrou Bi-Campeão Catarinense Individual com maestria e de quebra conseguiu ser Super Campeão, título que reúne o Campeão Adulto e Máster em uma perdida para sa saber o melhor do Estado entre todas as categorias.
O Americano Rodrigo Pedreira vem crescendo e melhorando seu desempenho entre os Adultos, foi  Campeão Brasileiro Sub-15 2002 pelo Vasco e no Estadual conseguiu ser Campeão em 2010 e Vice no ano passado. Chega forte esse garoto.
Bira/RJ também América/RJ, sempre presente entre os melhores no Estadual do Rio, vem este ano com uma ambição maior, tentar ser o Campeão Brasileiro Individual, vem com tudo agora. Será o ano dele?
Rafael Moreira do Ceará desembarca em Curitiba com uma certeza, fazer uma belíssima campanha, vem chegando perto no Nordestão à alguns anos, este ano foi Vice, também Vice na Copa do Brasil Séria Prata, e no Estadual está na segunda colocação brigando por título. Esse Nordestino quer fazer história.
Segue Abaixo todos os Campeões Brasileiros desde 1989. 

Matéria: Flávio Azevedo - WWW.RECIFEARENA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário